quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Cientistas descobrem água em forma de vapor

12 de Julho 07





Um grupo de cientistas anunciou ter descoberto a primeira prova segura da existência de água no exterior do nosso sistema solar. A água encontra-se sob a forma de vapor, devido às altas temperaturas que chegam aos 700 graus centígrados.

Um grupo de cientistas descobriu vestígios de água num planeta fora do nosso sistema sistema solar.Trata-se de um planeta gigante a 64 anos luz da Terra.

Embora não possa albergar vida por ser demasiado quente, o novo planeta vem comprovar que a existência de água fora do sistema solar da Terra é mais comum do que aquilo que se julgava.

De acordo com a revista «Nature», o planeta, designado por HD189733b, é conhecido como o planeta Hot Júpiter, uma vez que, além de ter uma massa muito parecida, consegue atingir temperaturas ainda mais quentes do que Júpiter.

A descoberta dos cientistas da Agência Espacial Europeia chega aos 700 graus centígrados, pelo que a muita água existente neste planeta se encontra sob a forma de vapor.

O HD189733b orbita a uma distância muito próxima da sua estrela, na constelação de Vulpecula (a Raposa), tendo uma superfície coberta com manchas parecidas com as do Sol, emboras maiores.

Da terra consegue-se observar os movimentos deste planeta em torno da sua estrela e, consequentemente, a sua progressiva diminuição de brilho.

Foi graças a um novo método de observação, através de ondas de rádio e infravermelhos, que os cientistas conseguiram ver todos os pormenores e detectar a presença de água em vapor.

Ouvido pela TSF, um dos cientistas envolvidos nesta descoberta, Ignasi Ribas, sublinhou que as altas temperaturas deste planeta tormam inviável a existência de vida.

«A água é o ingrediente fundamental para que haja vida e, apesar de isso não ser possível neste planeta porque é muito quente, em outros planetas parecidos, em outros sistemas solares, se houver água, pode haver vida», disse.






Source: http://tsf.sapo.pt

Sem comentários: