segunda-feira, 5 de março de 2007

Educação pelo Desenvolvimento, Ambiente, Paz e Não Violência

1 de Março de 2007
Joao Soares




Mobilização Mundial pela Paz em 17 Março 2007
No dia 17 de Março vai realizar-se em vários pontos do mundo uma mobilização pela paz e pela não violência. Em todos os casos, os participantes desenharão numa praça um símbolo humano alusivo à paz e à não-violência e farão um pedido público pelo desarmamento nuclear mundial. No Porto, esta mobilização será realizada na Praça D. João I às 17h30. No mapa do Movimento Humanista estão assinaladas as cidades onde o evento vai ter lugar a nível mundil.

Já num pequeno dossier do Bioterra Construindo a Paz Através da Cooperação Ambiental, é referido e frisado o seguinte facto: dos NOVE capítulos do livro Estado do Mundo 2005, CINCO apelam fortemente à Paz!!!Neste mega dossier, muito heterogéneo, confesso, pretendo pelo menos mostrar (e dar a conhecer aos meus leitores) que há muitas ONGs, muitas Fundações, Universidades,pesquisadores,voluntários, jornalistas,técnicos que estão fortemente activos e empenhados em soluções construtoras de Paz, Sustentabilidade e de Não Violência....e mostrar-vos exemplos de homens e mulheres que ao longo da História e nos dias de hoje tiveram, optaram por essa perspectiva e com fortes projectos cívicos e ecosolidários, uns homenageados, outros menos conhecidos mas que urge não deixar esquecer e urge homenagear sempre e estar os seus ideais e know-how nos nossos actos sempre.Urge e exige-se também um jornalismo mais de investigação e isento de poderes e lobbies.Urge e exige-se maior transparência internacional.Urge criar e saber desenvolver dinâmicas de grupos em genuína partilha de saberes, sabores, artes, etc....e ainda, para finalizar, que há necessidade urgente de cooperação ambiental.....pois que surgirão muito brevemente uma nova categoria de refugiados...não apenas fugindo de armas, torturas,racismos mas das mudanças climáticas e dos enormes e vastos atentados ao ambiente.Muitas organizações já se encontram na secção TERRA JUSTA (ao lado esquerdo). Mas há muitas mais e ainda bem!!!Optei por simples listagem de acordo com alguns parâmetros e seria custoso (e penso compreensível da vossa parte) estar a elaborar uma síntese uma a uma.

Mas atenção: muitas ligações contêm imensa informação e dirigem-nos,por sua vez, para outras organizações, redes, projectos escolares,etc. (P.S. Este dossier estará em constante actualização, não farei mais nenhuma postagem até dia 17 de Março, esperando, com este Dossier-Manifesto, a maior mobilização de sempre pela Paz).

Autores / Pensadores


Fundações/Institutos

Sítios/ONG/Plataformas

Blogues

TEXTOS ANTERIORES DO BIOTERRA

Sem comentários: