segunda-feira, 30 de julho de 2007

Olhos vão substituir códigos PIN

30 de Julho de 2007





Os sistemas de identificação biométrica vão chegar aos telemóveis. A nova aplicação da Oki permite o reconhecimento dos utilizadores através da íris do globo ocular.


Compatível com o Windows Mobile e o Symbian, o software já está disponível para aplicação comercial, por parte das fabricantes de telemóveis, podendo funcionar como um sistema adicional de segurança.

Com esta aplicação, os proprietários dos terminais podem identificar-se através da câmara dos aparelhos, aproximando-a do globo ocular, em vez de digitarem o tradicional código numérico. Se a imagem da íris coincide com a do utilizador, o terminal fica desbloqueado e pronto a utilizar. Segundo a Oki, o processo desenrola-se em milésimos de segundo e possui uma margem de erro ínfima, inferior a 100 mil tentativas.

Embora não seja pioneira no desenvolvimento da solução - a xVista apresentou um sistema semelhante há mais de um ano -, a Oki é a primeira empresa a disponibilizá-la comercialmente. Será possível vê-la presente em telemóveis dentro de alguns meses.

A fabricante japonesa, especialista em soluções de impressão e comunicação empresarial, espera conquistar, em dois anos, dois milhões de utilizadores, com principal ênfase no mercado japonês, onde a tecnologia já está disponível.

Os sistemas de identificação biométrica, geralmente associados ao meio militar, foram durante anos ficção, mas o desenvolvimento da tecnologia está a estender a sua aplicação ao domínio da electrónica de consumo. Actualmente, é possível encontrá-la em computadores portáteis e discos rígidos externos.



Artigos Relacionados:

Escrever com o olhar já é possível
Nova tecnologia RFID aplicada à segurança de passageiros em aeroportos
Sistemas de identificação biométrica ganham adeptos
Drives Seagate mais seguras
Alemanha: Passaportes biométricos serão realidade em Novembro
Identificação biométrica será uma realidade na UE
Novo disco externo de 160 GB com tecnologia biométrica

JC, 2007/07/27






Source: http://ciberia.aeiou.pt

Sem comentários: