quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Shank Prakshalana

October 08, 2007





Uma das principais causas das doenças e do envelhecimento precoce é a acumulação de toxinas no nosso organismo, devido a um processo constante de auto-intoxicação. É no intestino - o principal órgão de limpeza e eliminação - que essas toxinas acumuladas podem ser absorvidas pelo nosso sistema sangüíneo, poluindo assim todo o nosso corpo.

Já diziam os médicos chineses antigos que quase todas as doenças têm sua origem (pelo menos indiretamente) no intestino, daí a importância de mantê-los impecavelmente limpos. Mesmo aquelas pessoas que evacuam diariamente, não eliminam completamente as toxinas (teste simples: se suas fezes têm cheiro ofensivo, você está eliminando material tóxico pelo ânus) que, em forma de muco, vão se colando (aderindo), secando e cimentando nas paredes intestinais, camada por camada, produzindo assim uma memória física e emocional de anos e anos de toxinas acumuladas. Às vezes, pode-se encontrar traços do leite materno na placa mucóide intestinal! E mágoas, tristezas, frustações e irritações do passado ficam também registradas nesta memória físico-emocional no intestino.

Mesmo enemas (lavagens intestinais) bem feitos, com aparelhos de hidrocolonterapia (usando água ozonizada), não conseguem eliminar toda a placa mucóide instalada nos intestinos grosso e delgado - ainda que, se bem feitos, podem ajudar tremendamente na nossa recuperação orgânica. Na verdade, para a grande maioria das pessoas, estes sedimentos tóxicos provocam fermentações mórbidas e putrefatas que se difundem insidiosamente por todo o nosso organismo, durante todas as 24 horas do dia.

E o que fazer, então? Bem, os yogues têm também os seus segredos milenares... Segredos esses suprimidos da história ocidental. Eles são tão bem guardados que nada se fala em toda a literatura usual dedicada ao yoga. Esses segredos devem vir à tona nestes tempos de esclarecimento e retomada de nosso poder pessoal. Portanto, existe sim, um método de uma eficácia única, completamente seguro, de não só limpar a fundo o intestino, mas também eliminar completamente todos os sedimentos do tubo digestivo inteiro (da boca ao ânus). O nome da técnica é Shank Prakshalana: um exercício de yoga fundamental, de movimentos simples, que qualquer iniciante pode praticar, uma experiência marcante de rejuvenescimento e saúde!

A técnica consiste de três etapas/fases: beber água salgada, fazer uma seqüência de cinco movimentos (posturas) de yoga e evacuar a água salgada bebida inicialmente.

Primeira Fase: a água mineral que se vai ingerir deve ser salgada na proporção de uma colher de sopa de sal para cada litro de água. Em seguida, aquece-se essa mistura numa panela, no fogão, até ela atingir uma temperatura confortável de chá/café (aquela em que você pode colocar o dedo confortavelmente nessa mistura, sem o queimar). Beba dois copos desta água salgada aquecida, de forma rápida, e faça toda a seqüência dos cinco exercícios (asanas), na ordem indicada abaixo (para mover a água corretamente pelos intestinos), repetindo dez vezes cada asana. A água precisa ser salgada para não ser absorvida pelas paredes intestinais, e ser eliminada pelo ânus e, não, via bexiga. Verifique se já surgiu vontade de defecar; caso positivo, vá e elimine as fezes. Repita os mesmos procedimentos (dois copos de água e 5 movimentos de yoga) até que pelo ânus saia apenas água igual à que é ingerida pela boca. Sempre de houver vontade de defecar, suspenda os procedimentos repetitivos em qualquer fase e vá ao banheiro defecar. Após defecar, prossiga da fase interrompida em diante. Apenas para seu balisamento: no meu último Shank Prakshalana eu tomei cerca de quatro litros de água, num período de cerca de duas horas, e não urinei praticamente nada! Em outra ocasião, quando tomei apenas 1,5 litros de água mineral (sem sal) pela manhã, passei o dia urinando!

Segunda Fase: Após beber os dois copos de água, executar os seguintes asanas (10 vezes cada um), na seqüência indicada na figura abaixo:

[posturas.jpg]


1. Tadasana
2. Tiryaka tadasana
3. Kati chakrasana
4. Tiryaka bhujangasana
5. Udarakarshan asana

Com exceção do asana 1. (executado apenas na vertical), todos os outros são executados seqüencialmente para o lado esquerdo e para o lado direito (totalizando 5 vezes cada um dos lados). Se, após ingerir de 6 a 8 copos de água e executar os asanas correspondentes, você sentir a barriga desconfortavelmente cheia e não tiver ainda defecado, suspenda a ingestão de água e a execução dos asanas e passe a apenas caminhar até surgir a sensação de defecar e, efetivamente, você defecar. Em seguida, volte à rotina da técnica (água + asanas + água + ....).

Após concluir a limpeza, faça uma alimentação leve (e correta, portanto, crua) e procure descançar totalmente. Os entendidos no assunto recomendam não dormir (durante o período de descanço) porque pode, então, ocorrer dor de cabeça e sensação de frio. Recomenda-se manter sermpre o corpo e os pés aquecidos, e manter silêncio. O melhor dia para fazer isso, na minha opinião, é o domingo pela manhã, em jejum. Segundo os experts, os períodos mais adequados para se fazer o Shank Prakshalana são aqueles durante as mudanças de estação do ano. Existem algumas variações do Shank Prakshalana, como igerir apenas um copo de água por vez, executar apenas oito repetições de cada asana e comer comida cozida após terminar a prática. Veja o que adapta-se melhor a você.

Boa limpeza para todos!









Source: http://saudeperfeitarfs.blogspot.com

Sem comentários: