sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Mudanças climáticas podem levar países à pobreza

17/11/2007



O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, afirmou neste sábado, na Espanha, que as mudanças no clima podem empurrar os países em desenvolvimento de volta para a "armadilha da pobreza" e desfazer o progresso alcançado com as Metas do Milênio.

"É por isso que países industrializados precisam continuar a liderar a batalha contra as mudanças climáticas. Mas ao mesmo tempo, não podemos ignorar a realidade de que se os países em desenvolvimento falharem no esforço conjunto, pode não restar solução viável", disse Ban Ki-moon, em entrevista coletiva divulgada pela assessoria de imprensa da ONU.

Segundo o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) da ONU lançado neste sábado, as vulnerabilidades às mudanças climáticas podem aumentar por fatores como insegurança alimentar, pobreza, conflitos e incidências de doenças como HIV/Aids.

Para os cientistas, a adaptação às mudanças climáticas pode reduzir essa vulnerabilidade, especialmente quando aliada a iniciativas em setores como água, agricultura, infraestrutura, saúde humana, turismo, transporte e energia. "Existem opções viáveis de adaptação que podem ser implementadas em alguns setores a baixo custo e/ou com alto nível de custo benefício", diz o relatório.

Para o pesquisador do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e integrante do IPCC, Paulo Artaxo, a distribuição das riquezas do nosso planeta ainda é "muito injusta" e precisa ser revista. "Um americano médio emite mais de 10 vezes o que um brasileiro médio emite e quase 50 vezes mais do que um indiano e chinês. Essa desigualdade é impossível de ser mantida."





Fonte: Agência Brasil
Source: http://jc.uol.com.br

Sem comentários: