quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Portugal é o primeiro a nível mundial no aproveitamento da energia das ondas

2008-09-23



Póvoa de Varzim – Vai ser inaugurado hoje, na Póvoa de Varzim, o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas. Três máquinas oscilarão ao sabor das ondas para produzir electricidade.

O projecto é uma iniciativa do grupo Enersis, que se dedica às energias renováveis em Portugal, com a parceria da escocesa Ocean Power Energy (OPD) terá capacidade para produzir, numa primeira fase, energia eléctrica suficiente para alimentar uma povoação com cerca de seis mil habitantes.

Foram instaladas três máquinas de aproveitamento energético, a cerca de cinco quilómetros ao largo da Póvoa de Varzim, com capacidade para produzirem 750 kilowatts (kw) cada uma, o que permitirá uma produção média anual de sete gigawatts por hora (Gwh).

As máquinas têm forma cilíndrica e medem cerca de 50 metros de comprimento, com um perímetro de 3,5 metros, dos quais apenas um fica acima do nível da água.

A energia produzida pelas ondas do alto mar, consideradas mais estáveis do que as ondas de rebentação, é depois encaminhada através de um cabo submarino para uma subestação de ligação à rede eléctrica.

O investimento neste projecto é financiado em 15 por cento por apoios públicos, sendo o restante integralmente assumido pelos dois parceiros envolvidos, a Enersis e a OPD.

(c) PNN Portuguese News Network




Source: http://www.jornaldigital.com

Sem comentários: