quarta-feira, 20 de junho de 2007

China constrói centro de manipulação do clima

19 de Junho de 2007





No país mais populoso do mundo vai nascer, em 2010, um centro nacional de manipulação do clima, com o objectivo de criar chuva artificial e controlar a queda de granizo.

A China prepara-se para construir, nos próximos três anos, um grande centro nacional de manipulação do clima, que coordenará a criação de chuva artificial e o controlo do granizo.

Este é o país do mundo onde mais se realiza este tipo de operação, tendo criado, desde 1999, de acordo com o jornal China Daily 250 biliões de toneladas de chuva artificial. Agora, com este novo centro, pretende-se alcançar as 50 biliões de toneladas por ano, além de proteger o país contra condições meteorológicas extremas, numa altura em que as mudanças climáticas provocam cada vez mais secas, tufões e inundações.

Já este ano, a produção agrícola deverá sofrer uma redução significativa, devido à actual seca, que afecta 15 milhões de hectares de terras cultiváveis, segundo dados do Ministério da Agricultura chinês.

Actualmente, das 34 províncias do país, 30 já participaram em operações de alteração do clima, estando equipadas com mais de 12 mil dispositivos, que bombardeiam as nuvens com iodeto de prata, o catalisador mais utilizado para produzir chuva artificial, sublinha a Administração Meteorológica do país.

A China defende a manipulação do clima como forma de resolver os seus problemas meteorológicos, e utilizará estas técnicas também nos Jogos Olímpicos de Pequim, que terão lugar em 2008, para evitar, por exemplo, que chova durante a cerimónia de inauguração.


Links relacionados:

China Daily


Artigos Relacionados:

Combate ao aquecimento global pode ter custos reduzidos
Efeitos do aquecimento global vão durar séculos
Cientistas aconselham adaptação a alterações climatérias
Aquecimento global é o pior dos últimos 400 anos
Ásia pode enfrentar pesadelo climático







Source: http://ciberia.aeiou.pt

Sem comentários: