terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Al Gore – Uma Verdade Inconveniente ou Uma Mentira Conveniente

Fevereiro, 08, 2007


Com pompa e circunstância, Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos veio a Lisboa dar uma conferência sobre alterações climáticas por 175 mil dólares. Estranhamente a conferência destinou-se apenas a convidados - empresários, políticos, governantes e ex-ministros, autarcas, investigadores, ambientalistas, gestores e vip avulsos, decorrendo à porta fechada e sem a participação oficial de jornalistas. Ou seja, ao abordar um assunto que supostamente deveria interessar a toda a gente e cuja divulgação deveria ser a mais extensa possível, optou-se pelo secretismo, como se de uma reunião de Bilderberger se tratasse. Afinal o assunto é do interesse público ou do interesse privado?

Tudo pode afinal ter a ver com o catastrofista relatório ambiental Stern, que sugere o investimento de grossas percentagens do PIB para combater o aquecimento global. Nos últimos tempos vários artigos e comentários têm surgido desmontando as premissas subjectivas de um estudo que, além do mais, tem o pretensiosismo de projectar o futuro da economia e da sociedade mundiais não até ao ano 2200 mas até ao infinito!

Um desses comentários surgiu do antigo activista do Greenpeace Bjorn Lomborg. Lomborg publicou uma crítica certeira e objectiva às falácias do relatório Stern. Segue-se um resumo de apenas alguns dos aspectos realçados no seu artigo publicado no The Wall Street Journal de 2 de Novembro passado. As bases de cálculo do impacto no PIB mundial dos efeitos do aquecimento global têm implícito os seguintes pressupostos altamente duvidosos ou mesmo factualmente errados:

a) custo social por tonelada de CO2 de 85 US$ quando o mais reputado especialista da matéria (William Nordhaus da Universidade de Yale) o calcula em 2,5 US$;

b) o relatório pressupõe que o mundo continuará a emitir CO2 até ao final do século XXII (sim até quase 2200, onde termina a sua projecção explicita), pondo de lado que, necessariamente até lá, a inovação tecnológica terá conduzido à substituição do actual papel dos combustíveis de origem fóssil. Nessa base Stern estima que em 2180 as temperaturas terão aumentado 8 graus custando entre 11% e 14% do PIB mundial;

c) o relatório calcula uma anuidade do custo total previsto do efeito do aumento da temperatura utilizando uma taxa de desconto muito baixa. O efeito é que não só é tido em conta o factor tempo na diluição do peso do custo das emissões de CO2 - Nicholas Stern admite que entre hoje e 2100 o custo varie entre 0% e 3%, só atingindo 11% a 14% em 2180!) como a baixa taxa de desconto manipula grosseiramente o valor actual do impacto do aquecimento global!!

d) o relatório Stern "inventa" um cenário pior que o cenário mais catastrofista das Nações Unidas; depois da manipulação financeira anterior este novo ajustamento aumenta os 11% para 15%;

e) finalmente, uma vez que, o Sr. Stern considera que as populações pobres estão subestimadas pelo cálculo económico, faz mais uma correcção que atira o valor para 20% do PIB!!!


Source: http://citadino.blogspot.com

Sem comentários: