quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Cientistas desenvolvem ciberterapia para tratar traumas de guerra

19.02.2007



Inspirados num videojogo de guerra muito popular, o "Full Spectrum Warrior", psicólogos norte-americanos criaram um mundo virtual que transporta soldados para um cenário realista, de guerra no Iraque. Objectivo: ajudar os militares a ultrapassar traumas de guerra.

“Há um grande potencial de tratamento clínico escondido nestes cenários virtuais”, disse Skip Rizzo, psicólogo da Universidade da Califórnia do Sul, que, juntamente com outros investigadores desenvolveu esta inovadora abordagem terapêutica de ciberpsicologia.

Através da realidade virtual os investigadores levam o sujeito a reviver o momento de origem do trauma e a revelar os problemas psicológicos que estão guardados no fundo da sua memória, disseram os investigadores que apresentaram os resultados deste trabalho na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, AAAS, que acaba hoje em São Francisco, na Califórnia.

Regressar à realidade, embora de forma virtual, que provocou o trauma está provado que é a melhor maneira de ultrapassar esse mesmo trauma. Muitos antigos combatentes do Vietname tiveram de regressar ao país para conseguirem ultrapassar os traumas psicológicos que a guerra lhes tinha deixado.

Instalados numa cabine, com óculos especiais e auscultadores, é agora a vez dos soldados que combateram no Iraque voltarem ao seu inferno pessoal e, embora de modo virtual, reviverem as realidades penosas que os feriram também psicologicamente.



Source: http://www.publico.clix.pt

Sem comentários: