quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Investigação ao «centro de recompensa» do cérebro ajuda a perceber diferenças

Influência do ciclo menstrual
Homens e mulheres são diferentes. E um novo estudo só vem confirmá-lo. Este focou-se no «centro de recompensa» do cérebro e perceberam que, para além das diferenças entre sexos, o “grau de antecipação” nas mulheres depende da fase do ciclo menstrual em que se encontram.

Um estudo publicado nos Estados Unidos sobre a influência das hormonas femininas no cérebro poderá ajudar a compreender por que razão os medicamentos afectam de forma diferente homens e mulheres. A investigação, centrada no «centro de recompensa» do cérebro, que regista a “quantidade de prazer” proporcionada por diferentes actividades, desde o sexo à comida, representa um passo em frente no estudo das diferenças de género, indica o estudo, que a revista «Proceedings of the National Academy of Sciences» publicou ontem.

Os investigadores descobriram nas mulheres um “grau de antecipação” diferente perante uma recompensa – no caso deste estudo, monetária – dependendo da fase do ciclo menstrual em que se encontram. A descoberta poderá ajudar a explicar, entre outras coisas, porque razão o impacto dos medicamentos ou das drogas aditivas, como a cocaína, é maior ou menor segundo a fase do ciclo menstrual das consumidoras. “Demonstra-se pela primeira vez que as hormonas femininas afectam o «sistema de recompensa» de uma forma específica durante determinadas fases do ciclo”, escreve Karen Berman, do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA e co-autora do estudo. Também existem diferenças na experiência da dor.



Source: http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=d3d9446802a44259755d38e6d163e820&subsec=&id=97ce8f59a858ec41e40ad8714d4ac7bd

Sem comentários: