segunda-feira, 21 de maio de 2007

Portugal: Earthships

Karlein Truyens oferece uma descrição concisa
Traduçido par: Filipe Bronco Madeira






Um Earthship é uma constução autosuficiente feita de material de desperdício




1. Earthship
1.1 . O que é um Earthship?

• Um earthship é uma construção duradora e de carácter ecológico que é suficientemente autónoma em
energia e independent de água do exterior

• Earthship é planeado para minimizar o nosso impacto na Terra e proporcionar maior harmonia à vida


• Um Earthship é construído de material desperdiçado, tal como borracha de pneu, latas e garrafas e os
seus habitantes são autosuficientes em energia graças a paineis solares e por vezes também, geradores eólicos.

• A suficiência de água acontece graças à recolha de água das chuvas que é depois reciclada várias vezes
e por não haver necessidade de esgoto para o despejo de água suja.

1.2 . Conceito

O conceito do Earthship foi baseado em três princípios:

- Autonomia dos moradores

- A aplicação de tecnologia duradora


- Reutilização de materiais desperdiçados


A autonomia é alcançada no sentido em que o Earthship não está ligado à rede eléctrica, à rede de água ou
à rede de esgotos. O earthship pode também fornecer aos seus habitantes parte da sua alimentação devido à existência de plantas em grandes vasos.

Paineis solares e turbines eólicas tratam das necessidades energéticas e toda a água das chuvas recolhida no telhado é reutilizada várias vezes. Por tudo isto, o Earthship é uma construção duradora que não (sobrecarga) o ambiente.

Na construção são utilizados materiais desperdiçados como borracha de pneus, latas de alumínio e pedaços de Madeira, promovendo a reciclagem de desperdícios industriais.

1.3 . Michael Reynolds

Michael Reynolds começou há trinta anos com o desenvolvimento de uma habitação duradora e económica. Depois de experimentar com latas de alumínio, juntou borracha de pneu compactada com terra. Desta maneira originou-se o Earthship, uma construção maioritariamente feita de desperdício industrial e que pode funcionar autonomamente.

Michael Reynolds designou o Earthship uma arca com a qual o Homem pode
sobreviver uma catástrofe ou tempos difíceis. Entretanto Michael Reynolds contribuíu já com três livros que ajudam a explicar como os Earthships podem ser construídos. Michael Reynolds ganhou já também vários prémios. Em 1975 recebeu o Burlington House Award for Interiors e em 1990 o Terra Alpha Technology 1990 Acknowledgment Award. Foi nomeado para o Chrysler Award for Innovation in Design em 1996 e em 1997 foi considerado o Antigo Aluno do Ano da Universidade de Cincinnati.

2. Tipos de Earthship


2.1 . Packaged Earthship

Packaged Earthships são Earthships que consistem de uma grande unidade em forma de U, feita de pneus que garante isolamento térmico. Todas as paredes interiors são feitas de latas, garrafas ou restos de Madeira e oferecem desta forma também pouca massa térmica. O reservatório de
água é construído ao lado.

2.2 . Earthships Modulares
Um Earthship modular é um Earthship construído por módulos que formam uma estrutura básica da habitação. O propósito dos módulos é proporcionar aos futuros habitantes uma construção da sua própria habitação, passo por passo, tão fácil quanto possível. Os Earthships modulares oferecem mais variedades de espaço que os Earthships convencionais; Cada area está encirclada de massa térmica, fornecendo uma temperatura mais estável.

a) Módulo em U
O módulo em U tem uma forma de U em que as paredes são maioritariamente construídas de borracha de pneu e na qual existe uma abertura

b) Módulo em Cabana

O módulo em cabana tem uma forma redonda, construída de borracha de pneu. Esta configuração resulta bastante segura em zonas em que os terramotos são frequentes. É também uma configuração mais fresca e fácil de construir.

c) Módulo de estufa

O módulo de estufa é a parte através da qual a luz solar entra pelas paredes de vidro. Neste módulo encontra-se geralmente o corredor ou hall que liga todas as divisões. Aqui encontra-se também o módulo de água preta/água cinzenta.

d) Módulo de água cinzenta – água preta

Neste módulo encontram-se os sistemas de purificação de água, No módulo de estufa, encontra-se o módulo de água cinzenta, no qual a água passa por vasos de plantas. Fora da casa, encontra-se o módulo de água preta no qual a água preta é filtrada por outros vasos de plantas.

e) Módulo de reservatório / sistema

Neste módulo encontra-se o ‘motor’ do earthship. Todos os sistemas de água e energia se reúnem aqui. Aqui está situado o reservatório de água, baterias, bombas e outros sistemas técnicos que mantém a casa em funcionamento.

2.3 . Earthship Nautilus
Earthship Nautilus tem uma forma em espiral única, inspirada na forma de uma concha marinha

2.4 . Earthships Híbridos

Earthships híbridos são uma combinação de módulos de cabana, U e empacotados com fachadas de vidros verticais ou inclinados. Todas as combinações são possíveis. No exemplo presente ao lado, está patente uma combinação de um Earthship empacotado com um Earthship em cabana com uma fachada de vidro vertical.

2.5 . Retrofit

Retrofit aplica-se a casas preexistentes. Inúmeras pessoas preferem continuar a morar nas suas próprias casas mas sem no entanto deixar de viver de forma ecológica. Por isso, pode-se adaptar o pricípio do Earthship a uma construção já existente. As habitações não permanecem exactamente iguais ao que eram e os seus habitantes devem por isso adaptar-se ao seu novo aspecto tanto exterior como interior. Também a comunidade envolvente se deve adaptar às grandes mudanças que a construção vai trazer à vizinhança.

A grande vantagem do Retrofit é que pode ser aplicada por etapas, distribuindo assim
os custos ao longo de um período de tempo e permitimdo uma adaptação lenta à nova forma que a habitação for adquirindo. O valor da habitação vai no futuro aumentar visto que cada vez mais pessoas se tornam conscientes do valor da habitação ecológica. Um ponto importante a favor da aplicação de retrofit a uma casa é a possibilidade de desta forma estabilizar a temperatura da mesma. Para isto deve o novo isolamento ser atingido com erethane e palha e depois ser revestido convencionalmente (estucado). O telhado deve concerteza ser re-isolado devido a tratar-se de um ponto essencial para um bom isolamento da casa.

Também em termos de autosuficiência de água, deve a casa ser adapatada e paineis solares ou turbinas
eólicas aplicados para o fornecimento de energia. A possibilidade de produção alimentar é também contemplada.

3. Suficiência de energia e água
Leia mais aqui: http://www.owaze.nl/pdf/owaze_translation_portugal.pdf

Sem comentários: